Baianão 2025: Confira todos os cenários das equipes para a última rodada da primeira fase

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias | Reprodução/Instagram | Sant Fotografia

Passadas as oito rodadas, a primeira fase do Campeonato Baiano se aproxima do fim com quase todos cenários definidos, restando somente quatro confrontos. A nona e última rodada do Baianão terá início neste sábado (22), com todas as partidas sendo realizadas no mesmo horário, especificamente às 18h30.

Vale ressaltar que o duelo entre os já rebaixados Jacobina e Colo-Colo não acontecerá, pois a Federação Bahiana de Futebol (FBF) decidiu cancelar a partida. A decisão ocorreu na última quinta-feira (20), após os clubes solicitarem formalmente à federação para que o embate não fosse realizado. O jogo estava programado para o próximo sábado (22), às 18h30, no estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), em Feira de Santana.

Veja abaixo todos os cenários de todos os dez participantes da elite do futebol baiano:

VITÓRIA

O Esporte Clube Vitória é o líder isolado do Campeonato Baiano. Com 18 pontos na tabela, o time Rubro-Negro foi o primeiro a se classificar para as semifinais da competição. Até o momento, a campanha é de cinco vitórias e três empates em oito jogos disputados.

Apesar de estar confortável na tabela, o Leão tem motivos para dar importância ao último jogo da primeira fase. Caso vença o Atlético de Alagoinhas neste sábado, o clube não poderá ser mais alcançado e irá assegurar a melhor campanha da competição, ou seja, terá prioridade para ser mandante nos jogos do mata-mata, inclusive, em uma eventual final do Estadual.

Conforme o regulamento do Baiano, caso o Vitória se classifique em primeiro lugar, deverá enfrentar Atlético de Alagoinhas ou Juazeirense nas semifinais do Baianão. Vale lembrar que o primeiro enfrenta o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro.

JACUIPENSE

Segundo colocado na tabela com 16 pontos, o também já classificado Jacuipense segue no retrovisor do Vitória — ainda que com certa distância. Com uma campanha de quatro vitórias e quatro empates, o Leão do Sisal ainda mira a liderança do Baianão.

Para garantir a melhor campanha da primeira fase, o cenário não é fácil diante de um Vitória embalado, mas é possível. Para o Jacupa terminar em primeiro na fase inicial, terá que vencer o Jequié no Waldomirão — de preferência com placar elástico — e torcer por uma derrota do Rubro-Negro Baiano da mesma maneira para o Atlético de Alagoinhas.

Com o Bahia na terceira colocação com um ponto a menos, o Jacuipense também pode ser ultrapassado, mas em termos de enfrentamento pelas semis, caso sejam invertidas as posições, se enfrentam da mesma maneira. Se ficar em segundo, decide o jogo em casa, ficando em terceiro, decide fora.

BAHIA

O Esporte Clube Bahia é o último entre os clubes já classificados para as semifinais. Terceiro lugar na tabela do Baianão, o Esquadrão soma 15 pontos na tabela e já tem cenário definido na primeira fase. Tendo iniciado a competição com a equipe de base, o clube até o momento possui quatro triunfos, três empates e uma derrota.

O Tricolor de Aço não pode mais ser alcançado pelo quarto colocado da zona de classificação, restando somente a terceira ou a segunda colocação, o que não mudaria o confronto pelas semifinais. No entanto, caso assegure a vice-liderança, decide o embate pelas semis em casa.

Jogando na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Bahia terá pela frente o confronto contra a Juazeirense, e deverá levar novamente uma equipe alternativa, tendo em vista que nesta terça-feira (25) terá confronto decisivo contra o The Strongest, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Conmebol Libertadores. Na Bolívia, o resultado terminou em empate por 1 a 1.

ATLÉTICO DE ALAGOINHAS

Quarto colocado na zona de classificação, o Atlético de Alagoinhas terá partida decisiva contra o Vitória. Com 13 pontos na tabela, o Carcará ainda não se classificou para as semifinais e brigará pela última vaga contra a Juazeirense, quinta colocada. Até aqui, o retrospecto geral é de três vitórias, quatro empates e uma derrota.

O Atlético tem classificação encaminhada e precisa vencer ou apenas empatar com o Leão na última rodada para garantir a vaga nas semis. No entanto, o embalado líder promete jogo duro e pode ser a pedra no sapato do clube.

Caso o Carcará perca o confronto no Carneirão, terá que torcer por uma derrota ou empate do Cancão de Fogo para não ser ultrapassado na tabela.

JUAZEIRENSE

Com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas nos oito jogos disputados, a Juazeirense terá a missão mais difícil da última rodada. Quinto colocado na tabela, o Cancão ainda briga pela última vaga nas semifinais do Baiano, mas terá que ultrapassar alguns obstáculos.

Outras Notícias